Teologia Sistemática

Compartilhe esta página:

O curso de Pós-Graduação em Teologia Sistemática foi pensado e organizado com uma premissa essencial e inegociável: fé e revelação. Destacar tal premissa é importante, porque fé e revelação são indissociáveis e correspondentes, constituindo-se, nesta relação estreita e vital, em ponto de partida e chegada da reflexão teológica, da espiritualidade e da vida cristã. Com base nesta premissa, assevera-se que tudo o que existe no cosmos foi criado do nada, pela palavra de um Criador amoroso e fiel às obras criadas. Por isso, o Criador, cujo nome é Deus, relaciona-se amorosamente com suas criaturas – especialmente o ser humano, feitura de suas mãos e obra prima da criação – sustentando-as com seu poder soberano e seu amor incomensurável, infinito e incondicional.
A Faculdade Ipemig foi motivada a propor o curso de Pós-Graduação em Teologia Sistemática pela necessidade que se tem, hoje, de fundamentar bíblica e teologicamente o jeito de ser e de viver daqueles que vivem plenamente os valores do Reino de Deus. Para tanto, o curso visa oferecer subsídios teológicos e bíblicos que ajudem a amparar o ser humano diante das incertezas e contradições da vida e o preparem para o cultivo da sustentabilidade social e ambiental, respeitando todas as formas de vida existentes.
A reflexão e o itinerário teológicos a serem trilhados no curso e nas disciplinas que o compõem passam pelo empenho em compreender a nossa tradição de fé, sem perder de vista o seu mais importante componente: Jesus Cristo. É ele, o Filho de Deus, a pessoa primordial da revelação, a quem devemos aprender a amar e a servir, pois “por ele e para ele são todas as coisas”.
Nesta perspectiva, reconhecer o Cristo e caminhar ao lado dele em fé, reflexão e serviço exige dos caminhantes um estudo aprofundado dos temas, assuntos e elementos pertinentes à Teologia Sistemática. Afinal, os cristãos de hoje apresentam a necessidade de estreitar mais e mais seu relacionamento com o Criador e aprofundar seus conhecimentos nos principais elementos doutrinários que dão balizamento à fé e à prática.

O programa de Pós-graduação em Teologia, na área de Teologia Sistemática, tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos apreendidos e consolidados no curso de graduação e estimular a reflexão madura e progressiva dos textos bíblicos e também de temas e assuntos da agenda teológica contemporânea. Visa, por meio de uma abordagem integrada com outros campos de conhecimentos, propiciar a atualização dos conhecimentos teológicos e também a comunicação e a partilha da fé de forma fundamentada, relevante e contextualizada. A partir de uma concepção bíblico-teológica, o objetivo é desenvolver a capacidade de investigação do estudante, estimulando-o ao preparo para a docência e a continuar sua trajetória de formação em programas de mestrado e doutorado.

Os documentos podem ser enviados por e-mail, para:
caa@redebatista.edu.br com cópia para: danilosecon@redebatista.edu.br

  • Cópia do diploma de Curso Superior, emitido por faculdade reconhecida pelo MEC;
  • Cópia do histórico do Curso Superior;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do cartão de CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia de um comprovante de residência;
  • 2 (duas) fotos 3×4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Para candidatos do sexo masculino: cópia do certificado de quitação de serviço militar;
  • Ficha de Inscrição;

* O início da turma está sujeito a número mínimo de alunos, sendo comunicado com 15 dias de antecedência do início das aulas.
* Caso a turma não seja aberta, será sugerida uma nova data ou o valor da matrícula será devolvido integralmente.

  1. Introdução à Teologia Sistemática (50 laudas)
  2. A doutrina de Deus (91 laudas)
  3. A Revelação pela Palavra (71 laudas)
  4. A Doutrina do Homem e do Pecado (67 laudas)
  5. Cristologia – A pessoa de Cristo (75 laudas)
  6. Pneumatologia – A Doutrina do Espírito Santo (65 laudas)
  7. Eclesiologia –  A Doutrina da Igreja (100 laudas)
  8. Ética Cristã (43 laudas)
  9. História das Tradições Religiosas (76 laudas)