Licenciatura em Educação Especial (EAD)

4 anos (8 semestres) – 3.400h
Autorizado pelo MEC (Portaria no 438 de 04/02/2022)

O Curso de Licenciatura em Educação Especial visa a formação plena de professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. O curso propõe formar um profissional crítico que possa usar práticas pedagógicas inovadoras e incentivar as pesquisas na área, para prover o atendimento educacional especializado de qualidade previsto na legislação brasileira como direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais, priorizando a democratização e inclusão no ensino, por meio da implementação de práticas e ações inclusivas no ambiente escolar , potencializando o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos (as).

Publico-alvo

Pessoas que possuem interesse na área de educação especial, especialmente no que tange aos processos educacionais inclusivos, o atendimento educacional especializado na educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades, e em outros ambientes não-escolares.

Objetivo

Visa a formação acadêmica e profissional de docentes inclusivos e conscientes das legislações e políticas que embasam as práticas e os saberes da Educação Especial, para que estes sejam capazes de contribuir no âmbito educacional, no suporte e no atendimento para as diferentes necessidades educacionais: surdez, dificuldades acentuadas de aprendizagem, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, entre outros, com foco no atendimento acadêmico, ensino colaborativo, tecnologia assistiva e comunicação alternativa, atendimento Educacional Especializado ( AEE) , além do letramento e alfabetização na educação especial.

Sobre o curso

É ofertado via Ambiente Virtual de Aprendizagem, e está dividido em: formação comum, formação específica, estágio, extensão e prática pedagógica. Por meio de plantões tutoriais, aulas síncronas, bibliotecas virtuais e pedagogia da presença, o curso propõe o desenvolvimento profissional, tecnológico, cultural e humano do estudante, bem como sua preparação como cidadão autônomo, competente e solidário num contexto social pautado pela informação e comunicação.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para professores da Educação Especial tem crescido ao longo dos anos. Através do aumento da consciência da sociedade sobre a necessidade e obrigatoriedade de inclusão e devido a alta demanda, estes profissionais estão sendo bastante requisitados no mercado. Os salários variam de acordo com as regiões do país e com a categoria de ensino.

Área de atuação

Ao se formar em Educação Especial, você poderá atuar em:

  • Serviços de apoio pedagógico especializado nos diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior);

  • Projetos educacionais não escolares;

  • Hospitais;

  • Empresas;

  • Gestão escolar;

  • Educação de jovens e adultos;

  • Entidades que oferecem atendimento educacional especializado;

  • Apoio aos professores que atendem alunos portadores de necessidades especiais.

  • Produção de conteúdo didático

  • Consultoria em produções educativas para TV ou Internet

  • Consultoria para Empresas e Instituições

  • Clínicas de reabilitação e Home Care

  • Centros comunitários

  • Serviço público das esferas federal, estadual e municipal

  • ONGs

  • Institutos de pesquisa

Coordenação

Me. Arlette Freitas

Atendimento: seg a sex, 14h – 18h
Contato: arlette.freitas@fbmg.edu.br

O ensino online na Faculdade Batista é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.

Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.

As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.

Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.

Estude:
Licenciatura em Educação Especial EAD
na Faculdade Batista

Para mais informações, preencha o formulário abaixo: