Público Alvo

A Biblioteca da Faculdade Ipemig atende ao corpo discente e docente dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Ela está implantada em um espaço com computadores com as mesmas configurações dos computadores do Laboratório de Informática distribuídos para estudos individuais, as instalações da biblioteca são dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.

É papel da Biblioteca, como centro de documentação e informação, oferecer serviços de fornecimento de documentos, Iniciação Científica bibliográfica, serviço de informação referencial (respostas rápidas), de extensão tecnológica e outros, dentro de um modelo de organização voltado para o cliente, com uma estrutura interna capaz de propiciar o pleno cumprimento de suas funções.

A biblioteca da Faculdade Ipemig tem como objetivos:

• Disponibilizar aos usuários serviços bibliográficos e informacionais, nacionais e/ou estrangeiros;
  • Manter o acervo dinâmico e atualizado;
  • Manter intercâmbio com bibliotecas, centros de documentação, universidades e instituições técnicas e científicas;
  • Preservar e conservar seus materiais e equipamentos, desenvolvendo um programa de conservação preventiva.

O mobiliário da Biblioteca é adequado e moderno, de acordo com os princípios recomendados para as bibliotecas universitárias.

O acervo está acomodado em estantes, devidamente distribuído em coleções específicas.

Na Biblioteca existem computadores para acesso ao catálogo do acervo e também para o atendimento no balcão de empréstimos.

Acervos e bibliotecas virtuais

A Faculdade Ipemig disponibiliza, além da biblioteca física, acervos e bibliotecas virtuais também disponibilizados para cursos a distância.

A Biblioteca Virtual trata-se de um site, cujo conteúdo é composto por livros digitalizados, os conhecidos e-books, aplicáveis aos cursos da EaD oferecidos pela Faculdade Ipemig. Esses e-books estão previstos na bibliografia do curso também.

Além destas opções, também existe a Biblioteca A que inclui obras dos selos editoriais do Grupo A (Artmed, Artes médicas, Bookman, McGraw-Hill, Penso e SAGAH). São mais de e 2.500 obras nas áreas de Biociências, Ciências Exatas, Sociais Aplicadas (CESA) e Ciências Humanas disponíveis, conforme anunciado pela empresa.

Para a graduação em Teologia, na modalidade EAD, os alunos também têm acesso a Biblioteca Hebraica, Biblioteca Biblion e Editora FI.

A Biblioteca Virtual a ser utilizado para curso é a Biblioteca “MINHA BIBLIOTECA” e a Biblioteca Virtual da Pearson que juntas somam mais de 15 mil títulos com acesso online. Os exemplares tanto da bibliografia básica, quanto da complementar e dos periódicos seguem as regras constantes no instrumento de avaliação do INEP/MEC, com relatório de adequação das bibliografias básicas e complementares em conformidade com as Unidades Curriculares (UCs) foi devidamente elaborado e assinado pelo NDE.

O acesso a estas plataformas virtuais é exclusivo para alunos da Faculdade Ipemig e deve ser feito pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).